terça-feira, 26 de julho de 2011

durante a gravidez, pelo menos até o terceiro trimestre, tanto faz deitar do lado direito como do lado esquerdo. O que não deve é deitar de bruços e/ou de barriga para cima. De bruços incomoda o feto (peso da mãe sobre o útero e, consequentemente, sobre o feto que está em seu interior. De barriga para cima (decúbito dorsal) ocorre o inverso. O peso do útero contendo neném, águas e placenta incomodam a mãe, aumentam a pressão intra-abdominal e empurram o diafragma para cima, diminuindo a capacidade pulmonar da mãe para respirar. A mãe pode se sentir desconfortável e ter falta de ar.
Então, até os 7/8 meses deitar sempre de lado é bom. Confortável para mãe e neném.
A partir daí o assunto já é outro.
O peso de útero, neném, líquido amniótico e placenta, que nesta algura já pode ser "respeitável", pressionam a veia cava inferior, que drena o sangue das regiões inferiores do corpo, inclusive do próprio útero e neném. Esta compressão da veia cava inferior pode provocar hipotensão (baixar a pressão arterial) na mãe e, consequentemente, no feto também, o que não é nada bom para ele.
Já na hora do trabalho de parto, aqui nem se fala. A compressão da veia cava inferior se acentua mais, primeiro pelo peso do útero e seu conteúdo (que já está no seu máximo), depois pelas próprias contrações uterinas que provocam uma certa "dureza" no útero, aumentando ainda mais essa compressão.
Conclusão: até os 7/8 meses pode deitar ou para um lado ou para o outro.
A partir daí e no trabalho de parto o mais indicado é deitar só do lado esquerdo (diminui as chances da veia cava inferior ser comprimida).

Um comentário:

  1. verdade...quando entrei no oitavo mes meu Go me alertou para deitar somente do lado esquerdo...depois de me explicar os motivos comecei a obedecer,mas olha dormir uma noite inteira de um lado só é impossivel,além do peso o lado que sempre dormi foi o direito então imagina como tem sido as minhas noites,sempre que acordo estou no lado direito percebendo viro rapidamente e o bb logo se agita,o medico me disse que bb quando esta se movimentando muito é um bom sinal e eu achava que ele so conseguia dormir quando eu estava do lado direito pois ficava bem quietinho,mas é ao contrario!
    te deixo meu abraço e estou aqui na torcida por vcs acompanhado sempre!

    ResponderExcluir