sexta-feira, 29 de julho de 2011

QUINTO MÊS

SEU BEBÊ ESTÁ CRESCENDO
Algo absolutamente novo começa a acontecer! Seu bebê tem um ciclo de sono e vigília.
Por volta da 20ª semana, através da ecografia, você poderá ficar conhecendo o sexo de seu bebê, pois, o exame feito nesta fase consegue delinear os órgãos genitais com grande exatidão. Menino ou menina?

O bebê se movimenta cada vez mais:
A futura mamãe começará a sentir os movimentos do bebê cada vez mais intensos. No início, a sensação pode ser comparada aos movimentos das asas de uma borboleta dentro de seu ventre. E como ele começa a ficar mais ativo em certos períodos do dia, passa também por alguns períodos de repouso.
Sua pele vai se definindo:
A pele do bebê forma a chamada "vernix caseosa", uma película de gordura sobre a pele que tem a finalidade de protegê-la. Começam a surgir os pelinhos que irão formar os cílios e as sombrancelhas, assim como, os cabelos, com fios finíssimos e brancos.

Qual é o aspecto do bebê:
Neste mês o bebê cresce bastante, podendo aumentar até 25 centímetros e pesar de 340 a 500 gramas. Neste período, seu corpo jáé todo bem proporcional: cabeça-tronco-membros.

ASPECTO DA MAMÃE

Em média, uma gestante deve aumentar, aproximadamente, 450 gramas por semana no segundo trimestre da gravidez, ou seja, a cada mês, um aumento de mais ou menos 2 quilos. Sua barriga agora já deve estar bem redondinha, seus seios poderão já estar produzindo um pouco de colostro.
ALGUNS SINTOMAS, SINAIS E SENSAÇÕES:
Alguns sintomas podem permanecer durante a gravidez, como fadiga e alterações da pele, além de:

Movimentos fetais (finalmente você poderá sentir seu bebê!!);
Aumento da umidade vaginal (leucorréia);
Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido;
Prisão de ventre;
Azia e dificuldade de digestão;
Câimbras nas pernas;
Possível inchaço dos tornozelos e dos pés e, às vezes, também das mãos;
Possíveis dores de cabeça e, às vezes, desmaios e tontura;
Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas;
Grande aumento do apetite;
Dores nas costas;
Aumento da pulsação (frequência cardíaca);
Maior estabilidade emocional, mas de vez em quando a gestante pode se sentir ainda um pouco irritada e com algumas mudanças de humor;
Sentido mais amplo de aceitação da realidade de "estar grávida";
Aparecimento de Estrias:
Infelizmente, este é um dos "acontecimentos" da gravidez que toda mulher gostaria de dispensar... trata-se daqueles anti-estéticos sulcos levemente rosados e que se formam quase sempre nos seios, abdômen, pernas e glúteos, e que aparecem independentemente da nossa vontade. O melhor mesmo é prevenir, portanto, evite aumento excessivo de peso. Outra dica é manter o corpo muito bem hidratado, pois, as estrias aparecem muitas vezes por falta de elasticidade da pele, principalmente, durante uma gravidez, quando ocorre um excessivo estiramento dos tecidos.
Desmaios e Tonturas:
Tonturas e desmaios ocorrem geralmente por queda de pressão arterial e tempo prolongado de jejum. A diminuição da pressão pode ser ocasionada pela pressão do útero sobre os vasos sanguíneos e pelo aumento da temperatura ambiente.
A gestante poderá perceber uma certa sensação de tontura cada vez que se levantar, quando estiver sentada ou deitada. Existem vários fatores que podem provocar desmaios ou tonturas e a gestante deve tentar evitá-los: não levantar com pressa; fazer pequenas refeições durante o dia, para manter o estômago sempre saciado; tentar evitar locais fechados, procurando estar mais tempo ao ar livre. Caso você sofra desmaios com freqüência, consulte rapidamente seu ginecologista para uma avaliação.
Atividades Físicas
A maioria dos ginecologistas acreditam que a prática de exercícios físicos durante a gestação é muito importante para o bem estar da mulher, por seus inúmeros benefícios: melhora a circulação sanguínea, alivia as dores lombares, fortalece a musculatura, ajuda nos problemas de sono, promove um aumento mais gradual do peso, entre outros. O importante é conversar com seu obstetra sobre quais atividades físicas são as mais indicadas e qual a intensidade e duração das mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário