quarta-feira, 29 de junho de 2011

Saiba qual a importância do Teste de Coombs durante a gestação!

Meu sangue é A- e do kadu B + ,ficaram duvidas ainda em questão ao risco de uma proxima gravidez , como tomei a vacina logo depois do parto esta tudo tranquilo =)

   O teste de Coombs indireto e direto são exames realizados para avaliar o fator Rh. Se Fator Rh da gestante for negativo faz-se o exame de Teste de Coombs para determinar se algum momento a mãe produz anticorpos contra o feto.
  
   Funciona assim, quando o Rh da mamãe é negativo e o do pai positivo, o bebê pode 'puxar’ tanto a mãe como o pai, pois o fator Rh é transmitido geneticamente. Caso o bebê nasça com o Rh positivo, durante o parto, quando o sangue da mãe entra em contato com o sangue do bebê, o sangue da mãe ‘reconhece’ que aquele sangue não é o mesmo que o seu. É como se ele se 'armasse' contra aquele sangue, ou seja, está sensibilizado com outro tipo de sangue.
  
   Nesse caso, o sistema imunológico materno pode produzir anticorpos contra as hemácias fetais, que transmitidos através da placenta, podem causar a grave patologia denominada doença hemolítica por incompatibilidade Rh, caracterizada pela destruição das hemácias fetais e do recém-nascido, resultando em anemia grave e morte do feto nas próximas gestações.
  
   Até 48 horas após o parto a mãe deverá tomar uma "vacina" que impede esta sensibilização do sistema imunológico materno. Desse modo, previne-se para que na próxima gestação, caso tenha novamente outro filho com fator Rh positivo, o seu sangue não ‘reconheça’ este tipo de sangue. Caso a mãe não tome a vacina o sangue continuará sensibilizado e poderá produzir anticorpos contra o feto provocando o aborto nas futuras gestações. Como é o caso de algumas mulheres que têm abortos consecutivos durante várias tentativas de ter um bebê.
  
  
   Riscos de Sensibilização
  
   O ginecologista obstetra dr. Cássio Rubens Ramalho ressalta que se em algum momento a mamãe foi sensibilizada de outras maneiras, como: acidentes ocorridos antes da gestação, onde a mulher poderá ter necessitado de uma transfusão de sangue e ter recebido o sangue com fator Rh positivo ou em abortos anteriores, onde não foi identificado o tipo de sangue do feto e não foi aplicada a vacina, isto implicará em gravidezes sem sucesso, devido a uma prévia sensibilização.
   
   Por isso as mulheres - com fator Rh negativo – que desejam engravidar e já passaram por algumas destas situações devem fazer o teste de Coombs indireto. Caso o teste de Coombs for positivo, isto indica sensibilização ao fator Rh positivo. Nesse caso, ter filho de parceiro Rh positivo é arriscado. Por outro lado, se o pai da criança for Rh-, não existe perigo nenhum.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário