sexta-feira, 17 de junho de 2011

Gravidez Semana a Semana 5 a 8 semanas


Fique informada semana a semana sobre sua gravidez. Nós preparamos para você, mãe, uma série de dicas e curiosidades para ajudá-la nesse período de tantas dúvidas. Veja fotos, vídeos e não seja uma mãe de primeira viagem.

Semana 5

Reprodução

O bebê já tem de 5 a 6 mm, é do tamanho de um grão de arroz e os órgãos começam a se formar.”

O bebê

Já se pode falar em um ser humano, apesar dele ainda estar no período embrionário. O bebê tem de 5 a 6 mm, o que corresponde a um grão de arroz. Os órgãos começam a se formar.

A mãe

Você pode sentir enjoo, sobretudo pela manhã, ou um aumento de salivação. Talvez sinta dor nas mamas. Seu cérebro está comandando uma operação gigantesca, hormônios bombardeiam sua corrente sanguínea, dentro de você a vida está acontecendo. Que tal sair e comprar o primeiro sapatinho?
Ah, e acostume-se a passar hidratante todos os dias, para prevenir o aparecimento de estrias.

O pai

É gentil você ajudar nas compras de supermercado para que sua mulher não carregue peso.
O futuro papai só pensa naquilo: será que pode ter relações sexuais nesse período? Não machuca o bebê?
Pode ter relações, sim, e não vai machucar o bebê. Escolham posições confortáveis e prazerosas.

Semana 6

Reprodução

Você deve está louca para ver o bebê, quer fazer um ultrassom, mas não é a hora.
Papai, seja paciente com os mal-estares e a oscilação de humor.”

O bebê

O coração do bebê está em desenvolvimento e formam-se as quatro cavidades.. O bebê já mede entre 8 e 11 mm.

A mãe

Seu corpo começa a mudar: seios fartos (às vezes bem doloridos), a cintura um pouco mais grossa. Nessa fase, é comum você sentir-se menos estimulada para o sexo, a libido fica mesmo mais baixa. Além disso, sua atenção está toda voltada para a gestação, sobretudo se você anda sentindo enjoos.
Tenha cuidado com a dentição. Converse com seu dentista e marque um acompanhamento. Além disso, você deve está louca para ver o bebê, quer fazer um ultrassom, mas não é a hora. Tente conter a ansiedade!

O pai

Como a libido de sua mulher anda em baixa, o melhor é abusar dos carinhos. Esse momento é mágico, mas cheio de dúvidas para o casal. Seja paciente com os mal-estares e com a oscilação de humor. Logo, eles vão passar!

Semana 7

Reprodução

O sexo é decidido na sétima semana de vida do embrião, apesar de ser determinado no momento da fecundação.
Nesse período é comum não engordar ou até perder peso.”

O bebê

O sexo é decidido na sétima semana de vida do embrião, apesar de ser determinado no momento da fecundação. Nessa fase o tamanho do bebê é de cerca de 25 mm, o coração dele bate mais ou menos 150 vezes por minuto e já estão definidos os olhos, nariz, lábios, orelha, órgãos internos e sistema nervoso central. Fofo, né?

A mãe

Psicologicamente, você começa a ter a sensação que vai menstruar a qualquer momento, porque a progesterona - que é o mesmo hormônio da TPM - está alta, para manter a gravidez. Fique tranquila, isso é normal.
Nesse período é comum não engordar ou até perder peso, pois seu apetite está alterado e talvez você não consiga comer em grandes quantidades. Se tiver enjoos é melhor comer - pela manhã - duas bolachas de água e sal, antes de escovar os dentes. Isso ajuda a minimizar o enjoo matinal e a rejeição pelo café da manhã.
Uma dica de estética: a pele pode ficar com algumas manchas, por causa dos hormônios. Não esqueça de usar protetor solar todos os dias e evite pegar sol diretamente entre 10h e 16h.

O pai

Como sua mulher não está muito a fim de comer e sente enjoo facilmente, que tal evitar aqueles programas mais sociais? Pense em convidar amigos ou familiares para reuniões em casa. Como esses incômodos passam logo, não precisa abrir mão dos programas culturais e mesmo das atividades sociais. Apenas fique atento ao estado da sua mulher!

Semana 8

Reprodução

A mulher começa a sentir desejos e não é frescura. Ela precisa compensar alguma deficiência nutricional ou estabilizar alterações hormonais”

O bebê

O embrião está na transição para feto, já tem o aspecto humano e todos os órgãos. O bebê cresceu rápido e já cabe na palma da mão de uma mulher, pois ele tem cerca de 31 mm.

A mãe

Sim, você pode sentir desejos e não pense que é frescura. Desejos são sinal de que alguma deficiência nutricional precisa ser compensada ou de que as alterações hormonais ainda precisam se estabilizar. Normalmente o desejo está ligado aos sabores cítricos ou a coisas muito doces.
As mesmas alterações no seu organismo podem provocar dores de cabeça diárias, mas fraquinhas, que passam com o analgésico prescrito pelo médico.
Atenção no trabalho: geralmente nesse período, por causa desses incômodos, você pode pedir para ser poupada de algumas atividades, caso sua função profissional exija longos períodos em pé, movimentos de agachar e levantar ou subir escadas com frequência. Se puder, aproveite para descansar um pouco a cada hora, tente manter a coluna sempre ereta e não esqueça de informar ao seu médico qualquer desconforto para que ele possa orientá-la.

O pai

Nessa fase, sua mulher pode ter aqueles famosos desejos e você vai ter que providenciar qualquer doce ou salgado que ela queira e que vão suprir deficiências nutricionais ou ajudar a estabilizar algumas alterações hormonais. Mas, calma, se não conseguir comprar jaca mole com "marshmallow", fique sossegado: o bebê não vai nascer com cara disso...
Bom, pelo menos, quando sair de madrugada para satisfazer um desejo dela, conte para todo mundo...Vocês vão dar boas risadas!

Cuidados para estas semanas

Pode

  • Descanse pelo menos 10 minutos a cada 2h de trabalho
  • Cafe - 4 xícaras por dia
  • Dormir bem
  • Nadar
  • Fazer ginástica de baixo impacto (pilates, por exemplo)
  • Fazer drenagem linfática para gestante
  • Viajar de avião

Não pode

  • Controlar consumo de sal e refrigerantes
  • Carregar peso

Dicas úteis

  • Procure uma dermatologista para orientação e prevenção no controle de manchas, celulite e estrias durante a gestação

Nenhum comentário:

Postar um comentário