sexta-feira, 17 de junho de 2011

Gravidez Semana a Semana 13 a 16 semanas

Semana 13

Reprodução

No início do quarto mês o bebê começa a brincar - dá pontapés e se espreguiça. Você só não sente porque a placenta está completa para sustentá-lo.”

O bebê

No início do quarto mês o bebê começa a brincar - dá pontapés e se espreguiça no líquido aminiótico. A mãe não sente porque a placenta está completa para sustentá-lo. Ele começa a sugar e a engolir, movimentos essenciais para a sobrevivência.

A mãe

Durante todo o período da gestação, evite grandes esforços físicos. Se sua atividade profissional exige que você carregue peso, converse com seu empregador para mudar de atividade ou colocar alguém para ajudá-la.
Outra lembrança importante é sobre a nutrição: a dieta diária deve ser bem balanceada, com proporção de frutas, legumes, verduras e proteínas. Seu metabolismo aumentou somente 20%, o que não justifica o ganho em quantidade, mas sim em qualidade.

O pai

Sua mulher está "gostosona": peito grande, com curvas, de bom humor, feliz e ainda sem a barriga saliente. Volte a namorar...
Já escolheram o nome? Se for menina vai ser... Mas, se for menino, vai chamar...
Momento ideal para boas risadas e muito carinho!

Semana 14

Reprodução

Comece a preocupar-se com a musculatura. Escolha uma atividade física adequada, que não exija muito esforço físico. ”

O bebê

O paladar e o tato do bebê estão se desenvolvendo. Os movimentos têm a finalidade de testar os reflexos e treinar a coordenação motora do feto. Daqui para frente, ele faz exercícios respiratórios.

A mãe

Você afasta o medo de perder o bebê. Começa o melhor período da gestação. Livre de incômodos gástricos e mal-estares, você pode começar a pensar na decoração do quartinho do bebê e no enxoval. Nessa fase seu cabelo fica mais bonito, menos gorduroso e com brilho. A barriguinha começa a aparecer, mas vêm o formigamento nas mãos e nos pés e as câimbras.
O médico vai recomendar o uso de sutiãs adequados e meias elásticas de média compressão. Comece a ter cuidados com a musculatura: relaxamento à noite é muito recomendado, assim como prática de ioga e meditação.
Nessa fase, os esportes podem ser praticados, desde que não exijam muito esforço físico. Procure um curso de ginástica para gestantes ou faça hidroginástica.

O pai

O reatamento das relações sexuais vai trazer prazer, mas também alguma angústia, pelo temor de machucar sua mulher. Conversem e escolham posições que sejam prazerosas e confortáveis para ela. Não dá para fazer sexo com a mesma intensidade que na adolescência ou da lua de mel. O negócio é ser feliz...
O casal que optou pela abstinência deve estar muito certo dessa decisão para não causar insegurança pelo distanciamento físico, que pode virar uma rejeição mútua.

Semanas 15 e 16

Reprodução

A barriga se torna proeminente e você deverá preferir as roupas folgadas e sapatos baixos. Use uma almofada para elevar os pés, evitando o inchaço.”

O bebê

O bebê vê, escuta, cresce e ganha peso rapidamente. Já passou dos 10 cm e tem 50 g.

A mãe

A barriga se torna bem proeminente e você deverá usar roupas folgadas, sapatos baixos e abusar do conforto. No trabalho, use uma almofada para elevar os pés, evitando o inchaço.
Nessa fase seria interessante trocar o ácido fólico pela vitamina específica para gestante.
Você pode se permitir sessões de musicoterapia: experimente sons que promovam tranquilidade e calma, como new age.

O pai

Homem nenhum passa imune ao processo de gestação e do nascimento de um filho. Quando a barriga começa a crescer, o futuro papai se conscientiza que deve assumir a paternidade de modo mais responsável, valorizando a importância da sua participação na vinda e na vida do bebê. Faça massagem na barriga com óleo ou hidratante e mande energia de amor e aconchego para os dois - mamãe e bebê.

Cuidados para estas semanas

Pode

  • Usar sutiã estruturado e meias de média compressão para evitar ficar inchada e dolorida
  • Ficar horas no shopping vendo lojas
  • Tomar banho de mar
  • Usar roupas confortáveis

Não pode

  • Comer chocolate em excesso, para não potencializar as dores de cabeça normais na gestação

Dicas úteis

  • Dance, leia poesia, assista a filmes românticos ou engraçados. Distraia-se e tenha momentos de pura descontração

Um comentário:

  1. Muito giro, boas sugestóes, estou no momento de 15 semanas e muito feliz!

    ResponderExcluir